29/03/2015

Ms. Marvel Vols. 01 e 02 (#01-11) - G. Willow Wilson

(info, sinopse, etc.)
Não posso avaliar Ms. Marvel com a propriedade de quem lê habitualmente quadrinhos de super-heróis (não domino nada do assunto), mas digo que gostei bastante dessa leitura.

O primeiro volume (No Normal) nos apresenta Kamala Khan, uma americana de 15 anos habitante de New Jersey e filha de imigrantes paquistaneses; narrando os eventos que a transformaram na Ms. Marvel; enquanto o segundo volume (Generation Why) insere Kamala em um primeiro grande desafio, contra seu primeiro vilão.  

Achei o roteiro e a narrativa do volume 1 muito bons e devo tê-lo lido com um sorriso abobalhado no rosto do começo ao fim, particularmente em cenas como esta:

Ou esta:

Os temas do primero volume são bem próximos aos sentimentos e à realidade dos adolescentes, é verdade, porém creio que não seja difícil para um adulto (euzinha, pelo menos) ainda conseguir se relacionar ou empatizar de alguma maneira. Aproveitando a brecha que o mote "super-herói x identidade secreta" oferece, o roteiro de No Normal discute questões como crises de identidade, sensação de deslocamento, a ilusão de que "se eu fosse a (o) fulana (o) popular, minha vida seria MUITO melhor". E a personagem de Kamala permite, ainda, uma maior complexidade dessas questões por conta do conflito de ser criada por uma tradicional família muçulmana e, simultaneamente, viver em meio à cultura americana. 

No segundo volume, por sua vez, a história ganha um tom demasiadamente cartunesco e adolescente que já não me atraiu tanto; chegando a um ponto no qual me distancio exageradamente do público-alvo do quadrinho. Não tenho mais lá muita paciência, por exemplo, para o subtexto egocentrista adolescente "os adultos nos desprezam, mas NÓS somos o futuro":

É preciso destacar, porém, que os primeiros fascículos de Generation Why trazem uma participação especial bem legal que não pode ser desprezada: SPOILER!

Parabéns à Marvel pelo louvável empenho em tentar trazer uma melhor representação da diversidade para seus quadrinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário