10/02/2016

[X] - Arquivando a Folia 2016



Pois é, nunca vi Arquivo X. ¯\_(ツ)_/¯

Em minha defesa (acho que a série pede defesa, certo?), cabe a embaraçosa confissão: eu tinha medo de assistir, pois fiz parte da geração (existiu?) de crianças traumatizadas por filmes de alienígenas que 1.abduzem pessoas, 2.introduzem instrumentos fálicos em múltiplos orifícios humanos e 3.engravidam mulheres com alien babies. Sim, eu vi E.T., mas a singeleza não foi suficiente para neutralizar o horror dos aliens ~do mal~. O trauma era tão intenso, que — cá entre nós, por favor não espalhe — houve um tempo em que eu dormia de janela fechada, por medo de ser abduzida (que idiota). ENFIM!!

Com a atual volta da série, me animei para tentar encará-la. Aliás, haja animação para encarar mais de 200 episódios com ~50 minutos de duração. Iniciei essa empreitada definindo a meta de derrubar a primeira temporada durante este carnaval. Segue um diário da maratona, com fotos e/ou observações aleatórias/inúteis; episódio a episódio.

Arquivo X - Primeira Temporada

✗ S01E01 - Pilot
* Certo; deram uma boa e rápida apresentação das regras do jogo: Mulder — psicólogo formado em Oxford — está ficando muito ~saidinho~ na condução dos X Files — casos relacionados a "fenômenos inexplicáveis" (quem será que está ficando tão incomodado? Vamos acompanhar.) —, e recrutam a Scully — formada em Medicina e Física — para meio que ficar de babá dele. É, acontece.

* Ah, já no piloto o Mulder fala sobre a irmã abduzida aos 08 anos, quando ele tinha 12 anos. É, dessa história, eu sabia.

* E parece que, durante o flash (?) em que houve "tempo perdido", a Scully ganhou marcas. Aliás, foram três, e não as duas conforme demais garotos abduzidos da turma. Significa que...? Eles/Ela foram/foi abduzidos/abduzida durante aqueles minutos? E por que o Mulder mentiu? Isso vai dar merda; vamos acompanhar.

* Os. malditos. implantes!!!!! ARGH, é mesmo, como pude me esquecer desses troços assustadores dos filmes que eu via? E ainda tem espaço para mais um na caixinha que, "por acaso", está no Pentágono. Sei. (Aquele é o tal "Canceroso"? É, acho que sim.)
* E o Mulder corre. É claro que o Mulder corre. ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥!!!

✗ S01E02 - Deep Throat
* Nossa, quanta mudança em relação ao piloto (fotografia, áudio, cabelos...)! No entanto, segundo o IMDb, não houve nenhum intervalo entre as datas de exibição dos dois episódios. E só aqui apareceu a famosa e ótima música de abertura.

* Foi bem rápido: já tivemos o primeiro OVNI! Quer dizer, mais ou menos, pois trata-se de uma espaçonave militar fabricada com tecnologia alienígena. Eita!!

* Parece ser meio complicado lidar com o raciocínio do Mulder. Se você mesmo não dispuser de uma boa justificativa, ele com certeza sempre terá uma de suas teorias para oferecer. Ele opera praticamente com uma versão do "Because of Reasons" (vira:) → "Because of Aliens". Pobre Scully.

"The truth is out there." (...)
"They've been here a long, long time."
(mãe, tô com medo)

* Por favor, que belíssimo topete:

✗ S01E03 - Squeeze
* É, aqui as coisas ficaram um bocadinho trashy. Um mutante com mais de 100 anos que, a cada 30 anos, sai do estado de hibernação para comer cinco fígados?! Como é que é?

*Sim, já era: estou completamente apaixonada pelo Mulder. ♥♥♥♥♥♥

"You may not always agree with me, but you respect the journey."
Awwnn, que bonitinha a construção do relacionamento entre o Mulder e a Scully.


✗ S01E04 - Conduit
* Estou começando a perceber que é preciso ficar beeeem longe de florestas.

* Muito engraçada a dinâmica que se estabelece entre o Mulder e a Scully:
1. ela pergunta o que ele acha,
2. o Mulder manda sua explicação - Muldersplaining! - e
3. Scully rebate com suas impagáveis variações de "cara de incredulidade."
Mas será que o Mulder estará certeiro em todos os episódios, ou ele mandará algumas bolas pra fora, ao longo da série? Vamos acompanhar.
It's Ruby! Oh!

* E temos mais algumas informações sobre a abdução da irmã do Mulder. "Não tenha medo, não vamos machucá-la, ela vai voltar." Será que a "voz" disse mesmo a verdade? Vamos acompanhar.


✗ S01E05 - The Jersey Devil
* Olha lá, é a floresta de novo. Eu avisei, não avisei?

* Ok, agora foi trashy hardcore.
The resemblance is remarkable!

* Esse papinho da Scully com a maternidade; papo de que "ela vai entender quando tiver filhos"... sei não... Juntando com aquelas marquinhas lá... significa um futuro...: ALIEN BABY???!!! E os pingentes religiosos e de crucifixo que ela usa são pistas de alguma coisa? Os caras ousaram mesmo fazer a provocação in the end, it's all a matter of believing?! Vamos acompanhar.


✗ S01E06 - Shadows
* Exploramos o fascinante fenômeno da manipulação psicocinética + fenômenos espectrais fantasmas. Heavy Shit.

✗ S01E07 - Ghost in the Machine
* Episódio sobre inteligência artificial. Chato.


✗ S01E08 - Ice
* Esse episódio foi maravilhosamente trashy. Os dois foram parar no círculo polar ártico, enfrentando um parasita pré-histórico(?) / alienígena(?). Tosco no melhor nível possível. Amei. (E houve participação especial da futura Mrs. Soprano.)


✗ S01E09 - Space
* Também achei meio chato. Um marciano espectral (?) que parasita um ex-astronauta.

* E a Scully parece estar pronta para participar do clipe da Janet Jackson:

✗ S01E10 - Fallen Angel
* Mais uma história de abdução - esses e.t.'s são bastante ativos, não? -, com um alien na Terra e efeitos especiais seriamente toscos.

* E quem é o sujeito fingindo-se de amigo do Mulder? A gente pode confiar nesse cara? Qual é a dele, afinal? Vamos acompanhar.

* Poxa, a Scully nunca testemunha os fenômenos. Vai ser sempre assim? Vamos acompanhar.

* (ufa, não tenho cicatriz atrás da orelha.)


✗ S01E11 - Eve
* Em linhas gerais, é o episódio em que Arquivo X antecipa Orphan Black. Também me fez lembrar do mangá Monster. De qualquer modo, não é mesmo uma premissa exatamente original: experimentos genéticos conduzidos durante a segunda guerra mundial, que acabaram dando muito errados. Já encheu. 


✗ S01E12 - Fire
* Show do mutante pirotécnico; enquanto o Mulder, coitado, sofre de pirofobia.

* E os roteiristas têm a pachorra de mandar uma ex-namoradinha do Mulder, diretamente da Inglaterra, para pôr mais lenha na fogueira (pegou?) da tensão sexual; no entanto a Scully sambou na cara de todos. Até aqui, acho que a série está precisando de mais episódios que, como esse, fortaleçam melhor o protagonismo da Scully. De certo modo, a personagem tem sido muito mais uma ponte para que a personagem do David Duchovny brilhe. Vamos acompanhar.

* E curiosidade: os celulares começam a aparecer só agora - o episódio foi ao ar em 17/12/93 -; mas creio que, no episódio anterior, a Scully também usou durante uma breve cena.


✗ S01E13 - Beyond the Sea
* ~Transmissões psíquicas de outro mundo, do além-mar~.

* Ora, ora; então tivemos, sim, mais espaço para a construção da Scully. Legal.

* O humor do início da temporada parece ter sido abandonado nesses últimos episódios, e estou sentindo um pouquinho de falta, confesso.

* Ah, eu tinha esquecido de comentar uma, digamos, ~futilidade~: a pele dos atores aparece nas cenas em close-up como verdadeiros pêssegos. A tecnologia HD desgraçou a vida da galera.

* E estou achando bem interessante a gradativa construção da relação dos dois agentes. Ele chamou ela de Dana pela primeira vez. Awwwnnn.

- Dana, after all you've seen; after all the evidence, why can't you believe?
- I'm afraid. I'm afraid to believe.



✗ S01E14 - Gender Bender
* O famigerado trope "The Evil Demon Seductress"..., não, espera um pouco. Tem um plot twist!

* É, dá pra dar uma ~problematizada~ nesse plot, dado que ele acaba reforçando certos estereótipos: quem se comporta fora do dito normal deve ser um alienígena. E perdão pela dedução hipotética esdrúxula, mas, se você fosse um e.t. vivendo entre humanos, não seria mais inteligente misturar-se entre os ordinários?
Scully, isso não faz o menor sentido.


✗ S01E15 - Lazarus
* Dois caras morrem no mesmo momento, e um deles ressuscita no corpo do outro.

* A facilidade com que o Mulder saca as coisas chega a ser irritante.


Obs.: em nota não diretamente relacionada ↪ nesse ponto da maratona, eu acabei tomando um baita spoiler da série no twitter, e estou bem triste. (˘︹˘)


✗ S01E16 - Young at Heart

Vai arrepiar os cabelos... do Mulder???!!
Eita, será que devo continuar assistindo? Estarei preparada??!


* Nhé, mais um punhado de experimentos científicos mambo jambo à la Frankenstein. Muito chato.

* Ah, e todo mundo morre por parada cardíaca, FBI. A pergunta a ser feita é: o coração parou por quê?

* O canceroso deu as caras no finalzinho.


✗ S01E17 - E.B.E.
- Mulder, I've never met anyone so passionate and dedicated to a belief as you. It's so intense, it's sometimes blinding. But there are others that are watching you, who know what I know; and whereas I can respect and admire your passion, they will use it against you. Mulder, the truth is out there, but so are lies.


✗ S01E18 - Miracle Man
*Eu podia jurar que o curandeiro era o Anakin Skywalker; mas nem é.


✗ S01E19 - Shapes
* Detesto histórias de lobisomens. Chaaaaato, chato.

History, people.

* Licantropia? Existe um termo para designar uma doença em que a pessoa acredita poder transformar-se em um lobo?! Mas veja só; vivendo e aprendendo.

* - Don't you ever get the creeps?"  É, Scully; admita aí.

* Um problema até aqui com a série: não iniciaram a construção consistente de nenhum grande arco principal de história. Tratam-se, basicamente, de causos pontuais e, bem, episódicos; quero dizer, aquele esquema da "aberração do dia". Essa estrutura narrativa para séries de tv não é exatamente minha favorita.


✗ S01E20 - Darkness Falls
* Ah, olha lá, é a floresta de novo. Já tinha até esquecido.


* Insetos; uma das coisas mais assustadoras que existem. Argh! Episódio bem legal.


✗ S01E21 - Tooms
* Putz, voltamos ao mutante do terceiro episódio. Nhé.

* E devemos chamá-lo Mulder; não Fox. Ok.

* O canceroso abre a boca pela primeira vez.


✗ S01E22 - Born Again
* Episódio bastante parecido com o sexto. Nhé.

"End of field journal; 19/04/94.
Agents of record: Fox Mulder and Dana Scully.
Status: Unexplained."
¯\_(ツ)_/¯

✗ S01E23 - Roland
* Ô lôco; mataram o sujeito enfiando-o dentro de um tanque de nitrogênio líquido. ⊙﹏⊙



✗ S01E24 - The Erlenmeyer Flask
* Vírus alienígenas, genes extraterrestres, terapia genética extraterrestre (!) e... o FBI encerra as atividades relacionadas ao Arquivo X. E agora?!

* Ah, e o "amiguinho" (?) Garganta Profunda já era. (Ou não? Vamos acompanhar.)

* O Canceroso é um alienígena, não é isso? Ou talvez um híbrido? Vamos acompanhar.

Scully, você ainda precisa de mais alguma prova?

#FIM#

Média final da temporada: 7.67.
Dá para melhorar isso aí, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário