08/05/2018

[DROPS] Siri Hustvedt: sobre a leitura

(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)


[arriscando uma tradução livre:]

"O romance pode ser um instrumento político. Não tenho interesse em literatura panfletária, porque ideologia tem a tendência de ser simplista, enquanto os melhores romances não são reducionistas; eles são bastante complexos. Romances lidam com as ambiguidades da experiência humana, em vez de reduzirem-se a um slogan. Boa parte da cultura popular trata de slogans, de estereótipos e de oferecer respostas simples para problemas que são complicados. 

Dentro de um romance, o indivíduo tem a oportunidade de viver a ambígua realidade de toda uma outra consciência. Durante a leitura, você é possuído pela voz do outro, abrindo mão de ser você mesmo. Enquanto se lê, não é possível ocupar dois lugares ao mesmo tempo. Para pensar naquilo que se está lendo, é preciso desvencilhar-se do livro. Falando daquilo que eu chamo de "narrador interior", daquela voz que todos carregam dentro de si: você abre mão desse seu narrador interior, em nome da outra voz do livro. Enquanto lemos, somos literalmente possuídos, e essa posse oferece a possibilidade de nos mudar para sempre, porém é preciso estar aberto, para que isso aconteça. 

Acredito que é por isso que muitos homens não querem ler livros escritos por mulheres, pois significaria submeterem-se à autoridade de uma mulher, o que provoca uma sensação de emasculação. Na verdade, compadeço e compreendo como isso opera em nossa cultura. Perguntam "Por que mulheres leem livros escritos por mulheres, enquanto os homens não querem?" Para mim, essa é a resposta: para a mulher, não é humilhante estar a serviço de uma outra voz, nós não sentimos isso, nós não necessitamos controlar o texto; o que é ótimo. Ao mesmo tempo, é lastimável que obras escritas por mulheres carreguem a noção de que os homens sejam emasculados, caso renunciem de si mesmos em nome daquelas vozes; é muito triste."                       
 - Siri Hustvedt

Nenhum comentário:

Postar um comentário