10/04/2021

[DROPS] God save Channel 4


Postagem curtinha apenas para registrar dois programas do canal britânico Channel 4, as descobertas acidentais que me proporcionaram momentos de pura felicidade nesta semana. (pois é!, feito e tanto, não?! merece o registro, com certeza.)

(1) Grayson's Art Club
Assisti aos seis episódios da segunda temporada do clube de arte apresentado por Grayson e Philippa Perry, nos quais um tema é semanalmente proposto para a criação de uma obra de arte (vale qualquer coisa: pintura, desenho, fotografia, escultura, colagem, bordado, performance...). Visto que essa temporada foi exibida durante a pandemia, todos os temas escolhidos relacionam-se, de alguma maneira, ao nosso fatídico momento histórico:

E01: Família
E02: Natureza
E03: Comida
E04: Sonhos
E05: Trabalho
E06: Viagem

O programa é espetacular; amei demais. A dinâmica é mais ou menos a seguinte: os próprios Grayson e Philippa (que casal bacana) compartilham seus processos para criar suas obras da semana, enquanto os telespectadores membros enviam seus trabalhos baseados no tema, alguns dos quais são selecionados por Grayson para uma exposição posterior. Ao longo de cada episódio, Grayson conversa com as pessoas cujas obras foram selecionadas (mais alguns convidados) e, puxa vida, rolam muitas histórias bonitas e inspiradoras. E os trabalhos??!! Fiquei abestalhada com a criatividade e diversidade - e qualidade! No curso de desenho que eu havia começado no início de 2020, o que mais me encantava eram justamente as distintas interpretações para uma mesma tarefa lançada pela professora. Enfim, trata-se de um programa que, imagino, é bastante feliz ao propor a criação de uma comunidade interligada pela arte, forma singela de tentar aliviar o peso desses tempos tão dolorosos. 

(2) Drawers Off
Se me contassem que um canal de tv exibe um troço desse, eu jamais acreditaria; mas afirmo que existe, pois eu vi. Então a produção junta um grupo de desenhistas super amadores e, a cada episódio, um deles faz as vezes de modelo vivo aos colegas (daí a sacadinha do nome) que dispõem de uma hora para nos agraciar com suas fabulosas artes. O programa é de uma ingenuidade desconcertante (mas rola um prêmio massa de £1000; opa!); obviamente adorei.

🎨

Bateu tremenda saudade das minhas aulas de desenho (presenciais, em grupo) de 2020, e fiquei super desejosa de participar de um clubinho de arte. Lembrei de um projeto compartilhado por Ricardo Luís Silva numa das lives da Banca Tatuí, ano passado (link aqui). Conforme contou, o grupo por ele liderado caminha junto pelas ruas de São Paulo, da 00h às 05h (!💜), a fim de fazer algum registro (o forte é a fotografia) relacionado a um tema previamente escolhido. Gostei muito da proposta, sobretudo porque os temas são bem abstratos, tais como "alma", "zonzo", "craca". Ah, e depois, Ricardo edita o material para a publicação de livros. (Por sinal, essas lives da Banca Tatuí igualmente me alegraram neste último ano. Agradeço à equipe e aos participantes.)

Bom, continuemos com o Clubinho de Arte do Eu Sozinha. Estou pensando em tentar criar algo para aqueles seis temas do Grayson's Art Club. Se rolar (sim, pois minha faísca de criatividade não acende nem fósforo), trarei o resultado pra cá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário