CINE

Total sentimentalidade nas estrelinhas e zero análise técnica, como sempre. ¯\_(ツ)_/¯
⭐ Não gostei.     ⭐⭐ Ok.      ⭐⭐⭐ Gostei.      ⭐⭐⭐⭐ Gostei muito.      ⭐⭐⭐⭐⭐ AAAH! INCRÍVEL.      

Plano: para fins de recordação, tento incluir aqui breves registros do que me marcou/chamou atenção em alguns filmes vistos. Vale qualquer coisa: imagem, gif, diálogo, frase, pensamento, reflexão, música...


** [2018.1] - Clicar aqui /   [2018.2] - Clicar aqui

[2019]

🎥 Morangos Silvestres (Smultronstället) (1957 - Ingmar Bergman) 



🎥 O Funeral das Rosas (Bara no sôretsu) (1969 - Toshio Matsumoto) 

🎥 Ex Libris: The New York Public Library (2017 - Frederick Wiseman) 
À medida que o documentário avançava e eu conhecia mais e mais facetas da atividade desenvolvida pela biblioteca de NY, uma ideia insistente crescia a martelar na minha cabeça: é um centro de distribuição de poder. Através de um grandioso trabalho voltado para a democratização da informação/saber/conhecimento, a biblioteca é capaz de conferir Poder - na mais ampla acepção - a todos, notadamente àqueles que mais carecem dele (crianças, idosos, pessoas com deficiência, negros e latinos americanos, pessoas em situação de rua etc). Documentário espetacular. Parabéns a todos os profissionais da biblioteca.

Salvo a imagem deste garotinho todo pimpão lendo e aprendendo. A ternura e chave do instante, como é habitual, estão ali nos detalhes: olhos, mãozinhas, sorriso.



🎥 Enquanto Somos Jovens (While we're young) (2014 - Noah Baumbach) ⭐ 1/2
Pronto, taí o resumo do filme*: começa como um besteirol que causa tremenda vergonha alheia, porém o cenário na linha de chegada até que é palatável.

* que, logicamente, só vi por motivos de: ADAM DRIVER.
P.S.: e se eu tatuasse essa frase na testa, hein? Se panz; me ajudaria na vida.


🎥 Trinta Anos esta Noite (Le Feu Follet) (1963 - Louis Malle) ⭐⭐ 


🎥 A Favorita (The Favourite) (2018 - Yorgos Lanthimos) ⭐⭐ 1/2
Sei que todo o elenco está recebendo elogios e talecoisa (justo); porém, no meu coraçãozinho, só há espaço para esta rainha: 
RACHEL WEISZ 

** E super parabéns a Sandy Powell, costume designer do filme. Trabalho (mais um) excepcional.


🎥 A Cor do Paraíso (Rang-e khoda) (1999 - Majid Majidi) ⭐⭐
- Ih, amigão, volte cinco casas e tente novamente. Essa aí não é a pergunta certa. Dica: sua mãe e seu filho sabem qual é a pergunta (e a resposta) que realmente importa.
(...)

E quando ele retrocede, quem é que o ajuda a descobrir qual é a pergunta que deve ser feita? Um passarinho! Mas essa história eu vivi dia desses! Tudo.está.conectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário